Como abrir uma Retífica de sucesso

Com a grande quantidade de veículos circulando nas ruas de todo o país frequentemente, os serviços automotivos costumam ficar em alta sempre e de forma crescente, já que a necessidade de reparos é evidente.

O motor, por exemplo, é a parte mais importante do veículo e precisa estar em perfeito estado para funcionar. Além disso, ele costuma ter um prazo de vida útil, sendo necessário retificá-lo para continuar utilizando o veículo, e é nesse momento que as retificas de motores entram em ação.

A seguir você entenderá, de forma básica, quais são os primeiros passos para transformar essa ideia em um negócio de sucesso e, assim, abrir sua tão sonhada retifica de motores!

COMO FUNCIONA UMA RETÍFICA?
Uma retifica trabalha, basicamente, com a recuperação de motores que podem ser tanto de veículos pequenos ou de grande porte.

Hoje em dia as retificas estão se segmentando, focando apenas em veículos de pequeno porte, com motores a álcool e gasolina, ou abrindo algo para atender proprietários de veículos com motores a diesel.

Lógico que da para trabalhar nos dois segmentos, porém demanda mais mão de obra e uma estrutura maior, então segmentar pode ser uma boa alternativa para quem está começando.

Você que deseja saber como montar um retifica de motores, irá receber o veículo em seu estabelecimento, vai retirar o motor, fará a desmontagem, lavará as peças, depois fará toda a inspeção do motor e começará o processo de retificação.

Em seguida é feita a montagem das peças e, por fim, é realizado um teste de rua com o veículo antes de entregar novamente ao proprietário.

DEFINA SEUS CLIENTES
Seus clientes podem ser os mais diversos possíveis, desde um proprietário de um veículo popular que precisa de uma retificação no motor, até empresas de veículos pesados, passando por taxistas, caminhoneiros e mais! O seu foco será a retifica dos motores, no intuito de deixa-los praticamente novos para uso por mais um bom tempo.

ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO
Escolher um local propício para começar trabalhar é algo fundamental e poderá ajudar no crescimento da sua oficina de retifica no mercado.

Obviamente não precisa ser no centro, pode ser em bairros mais afastados, que possuam uma estrutura legal, fácil estacionamento e espaço suficiente para desenvolver suas atividades.

Leve em consideração também a facilidade de conexão de internet, energia e água, além de rede de esgoto.

Com um espaço medido entre 200 m² e 300 m² já é possível montar uma retifica de motores com uma boa estrutura de trabalho. Todo esse espaço poderá ser dividido entre área de atendimento aos clientes, área de retificação dos motores, banheiros e vestiários, além de um escritório de administração da empresa.

Na parte externa da sua retifica, precisará ter um espaço onde os veículos irão ficar até que seus motores fiquem prontos. Então crie um ambiente legal de trabalho e, principalmente, com foco ecológico, pensando nos meios ecologicamente corretos de descarte das peças e resíduos, lavagem das peças e processo de trabalho, sempre com a utilização de uniformes limpos, EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e outros.

CONTRATE COLABORADORES
A contratação de colaboradores será indispensável e tudo dependerá do tamanho da sua retifica. Dependendo da demanda pelos serviços será necessário ter um número maior de funcionários.

Para você que está querendo dicas de como montar uma retifica de motores pequena, poderá necessitar de:
- 1 mecânico retificador;
- 1 ajudante;
- 2 pessoas para trabalhar no atendimento; e
- 1 supervisor geral (que poderá ser você mesmo).

Conforme a empresa for crescendo, você vai buscando mais profissionais para lhe auxiliar no dia a dia de trabalho.

ADQUIRA OS ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE RETÍFICA
A compra de equipamentos e acessórios de trabalho será uma outra importante ação a tomar no processo de montagem da sua retifica.

Entre os principais itens que você precisará adquirir estão:
- Retificadora de cilindros;
- Retificadora de virabrequim;
- Retificadora de superfície plana;
- Retificadora de bielas;
- Retificadoras de válvulas;
- Retificadora de capa de mancal
- Retificadora de sedes;
- Torno mecânico;
- Prensa hidráulica;
- Furadeira;
- Macacos;
- Kit de ferramentas;
- Equipamentos de escritório.

REGULARIZE SEU NEGÓCIO
Desde o momento que você decidir colocar a ideia de uma retifica de motores em prática e encontrar o local apropriado para instalação, já poderá procurar um contador para dar inicio no processo de abertura legal dessa nova empresa.

Assim você solicitará a licença da prefeitura municipal para atuar no local desejado, alvará do corpo de bombeiros, obterá seu CNPJ e terá um negócio formalizado para atuar na prestação de serviços.

Com certeza a maior parte do seu investimento inicial ficará por conta da compra dos equipamentos. Afinal, são muitos tipos de acessórios necessários para realizar os serviços e, geralmente, não são baratos.

Além disso, você terá custos com as instalações da sua retifica, compra de peças para montar um pequeno estoque, contratação de funcionários, legalização do negócio e uma série de outros detalhes que vão exigindo dinheiro ao longo do processo de montagem.

Uma retifica de motores de médio porte, por exemplo, vai exigir um investimento de, no mínimo, R$ 300 mil para ter um negócio bem estruturado e com equipamentos de qualidade. Para uma estrutura um pouco maior, cogite investir pelo menos R$ 500 mil.

Até aqui eu procurei lhe mostrar os passos básicos a respeito de como montar uma retifica de motores.

Se esse negócio valer a pena para você, saiba que esse é um tipo de empresa que presta um serviço muito necessitado em todos os lugares, com um mercado que está sempre em alta, sendo, assim, uma oportunidade de ouro para quem se identifica com a retificação de motores.

A dica final para quem está planejando investir no negócio é se atualizar sempre. Faça cursos, procure aprender com outros profissionais mais experientes e fique por dentro das principais novidades no mercado. Afinal, os motores estão sempre em evolução e, para trabalhar com retifica, é necessário conhecer muito bem tudo isso.

Enfim, esse é um negócio bastante interessante, que pode lhe proporcionar um bom faturamento mensal e se você gosta realmente da área, nossa dica é que vá fundo!

Comece fazendo uma boa pesquisa de mercado, veja quem são as empresas que já prestam esse serviço na sua região e defina a estrutura da sua futura retifica. Lhe desejo um imenso sucesso e espero que as dicas tenham servido de inspiração!

Pensando em abrir uma retífica de motores? Conheças as soluções em máquinas e equipamentos que a Rhema tem para você. Solicite um orçamento e saiba das condições especiais no nosso site e-commerce.